Hamlet, LEGO, Hans, Carlsberg, Vikings, welcome to Denmark!!

"(...) Muitas vezes, à noite, a Pequena Sereia o via sair ao mar em seu esplêndido barco com bandeiras hasteadas, ao som de música harmoniosa.
Espiava do meio dos juncos verdes e quando o vento levantava o longo véu branco e prateado e pessoas a viam, imaginavam apenas que era um cisne estendendo as asas." 


A Pequena Sereia saiu dos contos de Hans Christian Andersen para acompanhar a entrada e saída de embarcações na cidade. Em bronze, pousada sobre uma pedra, ela está lá e recebe muitas visitas diariamente. Quizás já nem nos veja, meros turistas, pois mantém o olhar fixo no horizonte e na movimentação do porto de København.

Eu fui visitar a Sereia sim, mas antes de seguir viagem. Na chegada à Dinamarca minha porta de entrada foi a incrível ponte-túnel do estreito de Oresund que foi construída nos anos 90. A vista é linda e a foto aérea é mais espetacular do que a real sensação in loco de 'afundar' no mar.

Fiquei em Frederiksberg que é como um bairro porém administrado de forma independente em relação à cidade, tipo um município mesmo. 
Como sempre, uma das coisas mais bacanas de ficar em casas de amigos é que dá para experimentar bastante do cotidiano local. Optei por caminhar pelo bairro que tem vários jardins chamados "Haves" ótimos para um passeio bucólico.

O centro de Copenhagen possui uma grande zona para pedestres com muitas lojas e atrações, o Strøget, e o bacana é ir disfrutando de toda essa "walkability" para conhecer tudo.
Nyhavn é "o" lugar, pelo menos pra mim o mais legal. Afinal, não tem erro: bares com mesas na calçada, canal com barcos atracados e saindo para passeios, edifícios históricos, gente circulando...bingo!
A casa mais antiga data de 1661...normal, você tá tomando uma taça de vinho naquele ambiente que é apenas...do séc. XVII , demais!
E foi bom demais chegar bem na semana de um dos maiores festivais de jazz europeus, a cidade era uma festa! Havia vários palcos montados pela rua além dos concertos em locais fechados.

A região intitulada Fristaden Christiania ("Cidade Livre de Christiania") é um capítulo aparte com seus aprox 800-900 habitantes que se autoproclamaram independentes do Estado Danés (!) a partir da ocupação de terrenos abandonados pelo exército em 1971. 
A maioria trabalha com artesanato e se gestionam de forma comunitária.
A venda de drogas ditas "leves" é normal e realizada nas ruas mesmo, algumas bebidas e alimentos são mais baratos do que em Copenhagen pois não têm impostos e no portão de saída se vê a inscrição «You're now entering the EU» ("Você está entrando na União Européia", pois eles se consideram fora da UE). O governo, apesar de enviar a polícia para realizar blitz periódicas, faz vista grossa ante a situação e com toda essa lendária trajetória, é claro que o lugar virou point turístico.

Paramos para comer ali por perto e, como em quase todos os restaurantes, há que fazer o pedido e pagar no balcão. O garçon só vem trazer o menu e a refeição.
A culinária danesa tem bastante peixe e carne, seria um mix escandinavo-francês-alemão. No almoço é comum eles optarem por um tipo de bruschetta fria de pão de centeio com saladas o arenque e pastinhas, por exemplo. 
A cerveja Carlsberg é a mais famosa e vale a pena ir conhecer a área da fábrica, que aliás, fica em Frederiksberg. 
Tem um projeto grande rolando ali e a parte já desativada será incorporada a um grande bairro novo com residências, lojas, restaurantes. Do outro lado, a antiga vila operária foi convertida em residências unifamiliares um tanto exclusivas, com cada jardim que fiquei babando.

A Dinamarca foi uma das grandes influências de Walt Disney, não 'apenas' pelos contos de Andersen que foram adaptados para o cinema, mas também pelo Tivoli Gardens, um parque de atrações inaugurado em 1843 e que serviu de inspiração para Disney World. Era domingo e o Tivoli estava repleto de famílias, a despeito do clima que oscilava entre quase-sol e pancadas de chuva, pelo jeito eles estão acostumados já que sol estável não é o forte ali. Eu voltei a ser criança e matei as saudades dos carrinhos bate-bate!!


Saindo da parte mais tradicional, há ainda muito para se ver. Vale a pena um passeio pelo canal principal para observar a Arquitetura e Design que vem surgindo nas margens, obras de grandes escritórios tomando forma, um novo masterplan para a zona ainda menos ocupada, etc. Dá pra sentir que é uma atividade pujante, com muita produção contemporânea.

Para ver a cidade do alto, fui ao Bella SkyBar no Hotel AC Bella Sky, um bar muito cool, bem bacana. Para quem vem de uma cidade de geografia exuberante como o Rio, pode resultar aquém das expectativas o fato de observar um relevo tão plano, mas considero sempre válido fazer uma leitura panorâmica dos lugares que visito.


A maioria dos turistas vai a Copenhagen e disfruta a cidade, que é muito bacana. Eu ainda tive a  sorte de curtir um autêntico (rsrs) churrasso dânes-brazuca preparado por meus anfitriões com uma excelente picanha local e...caipirinha, fechando com chave de ouro meus dias ali.

Mas a história não acaba aqui...estava na hora de pegar o trem. Chegando na estação, nenhum dos avisos mostrava trem com destino a Berlim saindo 7:20pm. Era domingo e o posto de informações estava vazio. Na plataforma, um fiscal disse, sem muita convicção que esperasse ali mesmo, pois deveria estar a caminho. OK. Esperei, veio um trem que dizia Hamburgo, acho que era horário 7:18pm. Hamburgo é Alemanha né? Vai ver que fazia escala lá. 
Subi.
A fiscal apareceu e pedi pra falar com ela, que estava ocupada, olhou rapidamente meu ticket e disse "OK ok it´s right. I´ll be back".
O trem saiu.
Dali a uns 20 minutos, quando já estavámos alcançando a zona rural, ela retornou e veio clicar o ticket. E aí...
"Oh oh, this is not a train ticket. It´s a bus ticket."
Eu havia comprado uma passagem de ônibus por engano no site em alemão.
Genteeeeeee, não fiquei em pânico. Apenas perguntei o que eu devia fazer agora?!
A fiscal, reconhecendo que também  havia se enganado, apenas me orientou a descer em Hamburgo e comprar o trecho final lá. Uffff!!
Eu tinha 6 horas de viagem pela frente e o melhor seria dormir. Guten Abend, see you soon Germany!!


No hay comentarios:

Publicar un comentario